A partir desta segunda-feira, dia 3 e até o dia 7 de dezembro, testes de Aids e também exames de prevenção a IST-Infecções Sexualmente Transmissíveis poderão ser feitos sem encaminhamento e gratuitamente em todas as Unidades de Saúde e também no AMI - Ambulatório de Moléstias Infecciosas. O resultado sai em 30 minutos para o teste de Aids.
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itu
Foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu
03/12/2018 às 04h31
Durante o período de 3 a 7 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde promove mais uma edição do Fique Sabendo, campanha nacional que intensifica a busca por novos casos de IST/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids). O teste rápido (teste sorológico realizado em menos de 30 minutos) poderá ser feito nas 16 Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde), das 9h às 16h, e no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), localizado na Rua Piauí, 302, Bairro Brasil, das 7h às 16h.
Os exames serão realizados por livre demanda, ou seja, não há necessidade de encaminhamento médico. Toda pessoa pode se submeter ao teste que é gratuito e sigiloso, de forma especial a que esteve exposta aos vírus de IST/Aids.
De acordo com dados do AMI, o aumento significativo em Itu nos últimos anos de casos de sífilis é preocupante. De janeiro a outubro de 2018 foram registrados aproximadamente 140 novos casos, o que indica que a sífilis é a IST que mais tem infectado pessoas em Itu. Em relação ao HIV, neste ano foram diagnosticados 17 novos casos no município. Esses números referem-se aos diagnósticos do serviço municipal de saúde, ou seja, não contabiliza registros dos serviços particular e de convênios.
Desde 2017 o mês de dezembro foi decretado como Dezembro Vermelho, quando também se celebra há anos o Dia Mundial da Luta contra a Aids (01/12). Em Itu, o AMI é o serviço exclusivo para tratamento de moléstias infecciosas, o que inclui IST/Aids. A equipe multidisciplinar oferece acompanhamento médico, odontológico, psicológico e assistencial, além de ser especializada em acolhimento e humanização.
LEIA MAIS NOTÍCIAS: