As obras de restauro do Mercado Municipal respeitaram ao máximo a arquitetura original do prédio
DA REDAÇÃO - com informações de Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itu
FOTOS: Divulgação - Prefeitura de Itu
18/12/2019 às 12h50
O governador de São Paulo, João Doria, estará em Itu nesta quinta-feira (19/12), às 12h, para a cerimônia de reabertura do Mercado Municipal. O prédio, projeto pelo escritório de Ramos de Azevedo foi inaugurado em 1905 e a reinauguração ocorre após o espaço ter sido totalmente restaurado por meio de esforço conjunto da Prefeitura de Itu e do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) do Governo Estadual.
O valor da obra de restauro - com projeto devidamente aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é de aproximadamente R$ 4.500.000,00, montante obtido pela Prefeitura junto ao DADETUR.
Foram 18 meses de obras e o resultado é o centenário prédio revitalizado com a substituição de toda a fiação e rede de água e esgoto, revitalização dos boxes, execução de rede de gás para atendimento individualizado dos boxes, instalação de ar condicionado.
Com o objetivo de retomar a construção original, houve ainda readequação das aberturas das lojas para a Rua Santa Cruz para a parte interna do prédio. Os originais de fachada, esquadrias e calçamentos foram mantidos e novos sanitários foram construídos, devidamente adaptados dentro das normas de acessibilidade.
“A entrega dessa obra à população é de grande valia, porque além de recuperar um rico exemplar da arquitetura ituana, contribuirá com o fomento ao turismo em Itu e no Estado por ser um espaço púbico para os produtores locais e também para a boa gastronomia”, afirma o prefeito Guilherme Gazzola.
O Mercado Municipal está situado na Praça da Bandeira, 104, Centro.
O interior do Mercado Municipal de Itu, que terá ar condicionado, após as obras de restauro
LEIA MAIS NOTÍCIAS: